Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Publicações do V Seminário Internacional de Defesa Cibernética
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Publicações do V Seminário Internacional de Defesa Cibernética

  • Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 11h03
  • Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 10h37

PUBLICAÇÕES FINAIS DO EVENTO

PROGRAMAÇÃO

 1º DIA

TERÇA-FEIRA, 1º DE AGOSTO DE 2017

12:15-13:30

 Credenciamento    

13:30-13:45

Abertura

General de Brigada Jayme Octávio de Alexandre Queiroz, Chefe do Centro de Defesa Cibernética

Mini Currículo do Palestrante

Ascendeu ao Generalato, em 25 de novembro de 2015. Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro, em 27 de fevereiro de 1982, na academina militar das agulhas negras, sediada em Resende, no Rio de Janeiro, tendo sido declarado aspirante-a-oficial da armar de Comunicações em dezembro de 1985. Possui os seguintes cursos militares: Curso de Oficial de Comunicações; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Curso de Manutenção dPalavras de boas vindas do General de Brigada Jayme Octávio de Alexandre Queiroz - Chefe do Centro de Defesa Cibernética.e Comunicações; e Curso Superior de Defesa Nacional, realizado na Argentina. Desempenhou as seguintes funções: Instrutor Chefe do Curso de Comunicações da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Assessor de Comunicações da coorperação Militar Brasileira no Paraguai; Oficial de Estado-Maior da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; e Chefe do Estado-Maior do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército. Organizações militares que comandou: Escola de Comunicações; e 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. Atualmente exerce o cargo de Chefe do Centro de Defesa Cibernética. Condecorações Militares Recebidas: Dentre outras destacam-se as seguintes, Medalha da ordem do mérito militar (grau comendador); Medalha militar de ouro; Medalha do pacificador; Medalha corpo de tropa, com passador de bronze; Medalha da vitória; e Medalha mérito da defesa (grau oficial).

<sem arquivo>

13:45-14:30

Cenário de Ameaças Cibernéticas no Brasil

Dra Cristine Hoepers e Dr Klaus Steding-Jessen, CERT.br

Mini Currículo do Palestrante

Cristine Hoepers, Gerente Geral do CERT.br/NCI.br, é formada em Ciências da Computação pela UFSC e Doutora em Computação Aplicada pelo INPE. Trabalha com Gestão de Incidentes de Segurança no CERT.br desde 1999, onde atua no apoio para a criação de novos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) no Brasil, no treinamento de profissionais de segurança e no desenvolvimento e disseminação de boas práticas de operação de redes Internet. É também instrutora dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University, e da Escola de Governança da Internet no Brasil. Participou do Comitê Gestor do FIRST e da Coordenação dos Fóruns de Boas Práticas sobre Spam e CSIRTs do Internet Governance Forum (IGF), das Nações Unidas. Foi moderadora e palestrante em eventos nacionais e internacionais, incluindo IGF, LACNIC, FIRST, APWG, MAAWG, OEA, ITU, London Action Plan e AusCERT, abordando os temas de Gestão de Incidentes, Privacidade, Implantação de CSIRTs, Fraudes na Internet, Spam e Honeypots.

Mini Currículo do Palestrante

Klaus Steding-Jessen é formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP e Doutor em Computação Aplicada, com ênfase em segurança, pelo INPE. Como Gerente Técnico do CERT.br/NIC.br trabalha com tratamento de incidentes de segurança e com o desenvolvimento de ferramentas que permitam, através de honeypots, entender melhor os ataques atuais e correlacionar estes dados com aqueles dos incidentes de segurança reportados ao CERT.br. Tem trabalhado no apoio à implantação de novos CSIRTs no Brasil e tem sido palestrante em diversos eventos, no Brasil e no exterior, sobre os temas de seguranca da informação, boas práticas de operação de redes e prevenção de spam e phishing. É e instrutor da Escola de Governança da Internet no Brasil e dos cursos do do CERT/CC, da Carnegie Mellon University, oferecidos no Brasil.



 

14:45-15:30

Cenário de Crimes Cibernéticos no Brasil

Delegado Marco Aurélio de Macedo Coelho, Chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal

Mini Currículo do Palestrante

Tomou posse como Delegado de Polícia Federal na SR/PF/PA,tendo assumido a chefia da Delegacia de Combate a Crimes Fazendários –DELEFAZ em 2012. Também compôs o Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da SR/PF/PA, tendo sido o respectivo coordenador a partir de 2013. Na Academia Nacional de Polícia, atua como tutor de ensino à distância – EAD e foi professor da disciplina Crimes Cibernéticos no curso de formação de APF em 2015. Palestrante em eventos como ICCYBER e CIAB FEBRABAN. Membro do INTERPOL "Global Cybercrime Expert Group". Atualmente é o chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal -SRCC/CGPFAZ/DICOR/PF.

 

 

15:30-15:45

Sessão de Perguntas

   

15:45-16:00

Foto oficial do evento

   
 16:00-16:15

Coffee Break

   

16:15-17:00

Explorando uma Botnet P2P Transiente – Da Descoberta a Enumeração

Sr Renato Marinho, Pesquisador da Morphus Labs

Mini Currículo do Palestrante

Renato Marinho é Chefe de Pesquisas do Morphus Labs e Incident Handler do SANS Internet Storm Center. Sua jornada na área de cibersegurança teve início em 2001, quando criou o Nettion, um dos primeiros firewalls a usar o conceito atual de UTM (Unified Threat Management). Com larga experiência na área, teve reconhecimento internacional pela pesquisa que revelou o Mamba, o primeiro ransomware de criptografia completa de discos em 2016. Atualmente, a frente Morphus Labs, é responsável pelas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos. Mestre e Doutorando em Informática Aplicada, é também professor do curso de pós-graduação em Segurança da Informação da Universidade de Fortaleza lecionando a disciplina de Perícia Forense Computacional. É também palestrante tendo apresentado trabalhos em eventos nacionais e internacionais, tais como Ignite Cybersecurity Conference Vancouver, BSides Delaware, BSides Vienna, W000000SKS Portugal, Forum Nacional de CSIRTs e GTER/GTS. 


<Não autorizada a publicação da palestra>

17:00-17:15

Sessão de Perguntas

   

17:15-17:20

Encerramento

   

 2º DIA

QUARTA-FEIRA, 2º DE AGOSTO DE 2017

8:00-8:30

Inscrições/ Credenciamento

8:30- 9:15

Políticas do Governo Federal relativas ao Setor Cibernético Brasileiro

Coronel Arthur Pereira Sabbat, Diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

Mini Currículo do Palestrante

O Coronel Arthur Pereira Sabbat é Oficial da Arma de Comunicações da turma de 1991. Na Presidência da República integrou, de 2013 a 2015, a Assessoria de Defesa da então Secretaria de Assuntos Estratégicos, onde trabalhou na elaboração do projeto Fortalecimento do Setor Cibernético Nacional, como um dos setores estratégicos nomeados pela Estratégia Nacional de Defesa. Ao final de 2015 foi designado para o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), no Gabinete de Segurança Institucional, onde exerceu a função de Coordenador-Geral do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes de Redes de Governo, o CTIR Gov. Em setembro de 2016 assumiu a função que exerce atualmente, de Diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações. Nessa função, no corrente ano, foi o responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho Interministerial que elaborou a minuta da Política Nacional de Segurança da Informação. O Coronel Sabbat é especialista em Gestão de Projetos, em Gestão de Segurança da Informação e cursa especialização em Gestão Pública”.

 

9:15-9:30

Sessão de Perguntas

   

9:30-10:15

A Defesa Cibernética no Brasil
General de Divisão Angelo Kawakami Okamura, Comandante de Defesa Cibernética

Mini Currículo do Palestrante

Nascido em 1º de janeiro de 1960, na cidade de Amoreira/PR, é filho de Sanae Okamura Kawakami e Kiyomi Okamura. Incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1976, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas/SP. Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 11 de dezembro de 1982. Possui os cursos da Escola de Educação Física do Exército, Guerra Eletrônica, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Pós-graduação Lato-sensu em Relações Internacionais, de Combate Eletrônico na Força Aérea Brasileira, de Guerra Eletrônica de Não-comunicações nos EUA e o Estágio de Análise de Inteligência no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Comandou a Escola de Educação Física do Exército, Rio de Janeiro/RJ. Foi Observador Militar das Nações Unidas em Angola e Adido de Defesa e do Exército na Espanha. Foi promovido à oficial General em março de 2012. Como oficial General, comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Pelotas/RS, foi o Assistente do Exército do Comando da Escola Superior de Guerra e Assessor Especial para os Jogos Olímpicos RIO 2016, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Assumiu o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) em 30 de agosto de 2016 nesta Capital Federal.


 

<Não autorizada a publicação da palestra>
 

10:15-10:30

Sessão de Perguntas

   

10:30-10:45

Coffee Break


   

10:45-11:30

A Nova Estrutura de Segurança e Defesa Cibernética no Reino Unido

Sr Ricardo Vilella, Conselheiro de Segurança na Embaixada Britânica em Brasília

   

11:30-11:45

Sessão de Perguntas

   

11:45-12:30

Ambiente de Inovação e Segurança Cibernética - Uma contribuição da Itaipu

Sr Jorge Habib Hanna El Khouri, Superintendente de Engenharia da Itaipu Binacional

   

12:30-12:45

Sessão de Perguntas

   

12:45-14:00

Almoço

   

14:00-14:45

A Segurança da Informação nas Infraestruturas Críticas

Capitão de Corveta Alcimar Sanches Rangel, Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

Mini Currículo do Palestrante

Possui 31 anos de serviço ativo pela Marinha do Brasil, atuando há nove (9) anos como Assistente Militar no Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Graduado em Tecnologia em Processamento de dados; Especialista em Gestão de Segurança da Informação pela Universidade de Brasília; Mestre em Ciência da Informação no Grupo de Pesquisa Segurança da Informação e Segurança Cibernética pela Universidade de Brasília; Participou do IV Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço no Instituto de Defesa Nacional de Portugal; Professor e Palestrante das disciplinas de Gestão de Riscos e Segurança da Informação; Coordenou os Grupos de Trabalho que elaboraram as Normas Complementares 04/2009 e 11/2012 que tratam sobre Gestão de Riscos de Segurança da Informação e Avaliação de Conformidade, respectivamente; Participou do Grupo de trabalho que revisou a Norma Geral para o Planejamento e a execução da Proteção do Conhecimento do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro; Atualmente é membro dos seguintes grupos de trabalho; Grupo Técnico de Segurança de Infraestruturas Críticas do setor “Águas”; Subgrupo Técnico de Segurança de Barragens; Subgrupo Técnico de Transportes Aquaviários; Grupo Interministerial para propor uma Estratégia Brasileira de Economia Digital.

   

14:45-15:00

Sessão de Perguntas

   

15:00-15:45

Multinational Cyber Defence Education and Training Project (NATO SMART DEFENCE)

Tenente-Coronel Luis Salomão de Carvalho, Assessor do Diretor da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional – Portugal

Mini Currículo do Palestrante

Oficial de Transmissões (Tenente-Coronel) do Exército com o curso de Estado-Maior.
O Tenente – Coronel Luis Salomão de Carvalho é licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tem uma pós graduação em Estudos da Guerra e da Paz nas Novas Relações Internacionais e tem o mestrado em Engenharia Electrotécnica Militar. Esteve envolvido em vários projectos de investigação e grupos de trabalho relacionados com a ciberdefesa nomeadamente como Assessor no Estado-Maior do Exército, e como Assessor Militar da Representação Militar Portuguesa para a NATO e EU, em Bruxelas. É um especialista em operações e técnicas militares, e em tecnologias militares. Em 2017 foi nomeado como gestor do projecto NATO Smart Defence “Multinational Project on Cyber Defence Education and Training (MNCDE&T)” e o representante nacional para a liderança partilhada (com a França) no European Union Military Training Group - Cyber Defence Discipline.


 
 

15:45-16:00

Sessão de Perguntas

   

16:00-16:15


Coffee Break

 
   

16:15-17:00

Army Cyber School: Training for Cyber Soldiers

Tenente-Coronel Liz Popiak, US Army Cyber School – EUA

   

17:00-17:15

Sessão de Perguntas

   

17:15-17:20

Encerramento

   

 3º DIA

 

QUINTA-FEIRA, 3º DE AGOSTO DE 2017

8:00-8:30

Credenciamento

   

8:30-9:15

Segurança e Defesa Cibernética: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Prof Dr Luis Fernandez Lopez, Investigador Principal na ANSP

   

9:15-9:30

Sessão de Perguntas

   

9:30-10:15

Projeto Escola Nacional de Defesa Cibernética

Tenente Coronel Dr Marcelo Paiva Fontenele, Chefe do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética

Mini Currículo do Palestrante

O Ten Cel Marcelo Paiva FONTENELE é o chefe do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética, atuando como supervisor do projeto e na coordenação do grupo de trabalho para as Trilhas de Conhecimento de Defesa Cibernética. Possui doutorado em Cibernética pela Universidade de Reading, Reino Unido (2017), mestrado em Operações Militares (2001), certificação CISSP (2011), especialização em Estudos de Política e Estratégia pela UnB (1998), especialização em Criptografia e Segurança em Redes pela UFF (2007) e especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações pela UnB (2008). Participou da elaboração de relatório sobre Segurança Cibernética apresentado à Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) em outubro de 2008, o qual subsidiou a Estratégia Nacional de Defesa. Participou do grupo de trabalho de Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação (do GSI/PR), do grupo de trabalho Inter-Forças para Implantação do Setor Cibernético no âmbito do MD (2010), do Grupo de Pesquisa de Segurança da Informação e Defesa Cibernética da UnB (2012) e do grupo de trabalho para elaboração da Política Nacional de Segurança da Informação (2017). Coordenou ou participou dos diversos estágios e cursos de Guerra Cibernética nas instalações do CIGE e CCOMGEX, desde o primeiro Estágio Setorial de Guerra Cibernética ocorrido em 2007, até o ano de 2013".

   

10:15-10:30

Sessão de Perguntas

   

10:30-10:45

Evento comemorativo ao aniversário do CDCiber

General de Brigada Jayme Octávio de Alexandre Queiroz, Chefe do Centro de Defesa Cibernética

   <sem arquivo>

10:45-12:30

Encerramento

   

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página